Quem me conhece sabe que sou um pouco avessa a "dias comemorativos" como Dia da Mulher, Dia das Mães, e assim por diante. Como mulher e Mãe entendo que meu dia é todo dia, já que não visto uma fantasia e me sinto mulher demais para "caber" num só dia. Mas o dia de Conscientização acho extremamente necessário.
Porque não podemos falar todos os dias sobre o assunto, você acaba se tornando uma chata. E tendo um dia como este, abre um espaço imenso para que seja visto, ouvido e entendido muita coisa sobre o assunto.
As pessoas em geral, ao falar em Autismo logo imagina a criança que balança, que não conversa, que não interage. Já ouvi colocações extremamente desagradáveis, quando ao comunicar que meu filho era Autista (no PS Alvorada - em SPaulo) a médica me respondeu: "Ele não tem cara de autista". Opa, cara???? Claro, que respondi na hora: E autista tem cara de que???????
E eu poderia enumerar dezenas de passagens desaforadas e irritantes, e tenho certeza que muitas mães também, por falta de conhecimento, de respeito e de informação.
Como fazer parte desse movimento? Simples: se você puder informar uma pessoa que seja, já terá ajudado muito.
Vista azul, suba as hashtags nas redes sociais, chame a atenção para o Autismo, sempre com informação e comprometimento.
Grandes monumentos no mundo inteiro estão iluminados de azul, conte a alguém porque.
O dia é para informar, para conscientizar, para entender que cada um é único, e aceitar as diferenças com respeito e amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário