terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Psicóloga no Divã do Face

Depois da divulgação do programa do Divã do faustão, a sra. Elizabeth Monteiro, psicóloga que interagiu com ele no palco e falou sobre o Assassino Asperger Psicopata não deve ter tido sossego.

Imagino pelas mensagens em sua fanpage do Facebook. Foram muitos comentários, todos contrarios e indignados e chegando a ser agressivos. Mas ela foi lá se explicar. Alias, se defender.


De acordo com ela, ela foi mal entendida e não disse nada de errado. Eu discordo. E disse isso a ela.

Ao usar a palavra "mal entendida" ela coloca o erro nos ouvintes, e não foi bem assim.. O erro foi dela ( e do apresentador, mas ele é café com leite pq já fala besteiras na TV há mais de 20 anos e ninguem nunca se importou com isso!). Ela deveria sim se desculpar por ter se EXPRESSADO MAL, o que é bem diferente de ser MAL ENTENDIDA. 

E ela também mencionou sobre se retratar. Tentou. Mas na minha opinião também inválido, já que a retratação deveria ser feita na TV, no mesmo programa e horario em que as bobagens foram ditas.


Mas nada disso dá para ser visto, já que a fanpage dela não está mais no ar. Entendo. Muito difícil engolir tanto argumento e indignação. Ainda mais sendo quase uma global. Beirando uma BBB. Enfim.


Mas tudo isso afetou a vida de muitas pessoas. A minha foi afetada, infelizmente. Foi num detalhe, mas foi. E eu nunca dei a ela o direito de me representar.

Para ser mais específica, posto abaixo a mensagem que encaminhei a ela via inbox (por isso ainda tenho as cópias) pois o que escrevi na page, não tenho mais como mostrar.

Segue:



Sra Elizabeth,
Sou Gabriela, mãe de um menino portador da Síndrome de Asperger de 11 anos de idade.
Decidi lhe escrever inbox, porque realmente não estou revidando ou te atacando: o que quero é apenas que enxergue as consequencias de um ato - inocente ou não - de algo que cometeste.

Não concordo com algumas ofensas que foram escritas em sua página e não estou aqui para te ofender. Porém estou aqui para te dizer que a sra errou e dizer que foi mal entendida apenas aumenta a aparente arrogância colocando em milhares de telespectadores a culpa por teu erro como também a raiva que mães, aspergers e parentes sentem sobre o episodio.
A sra não foi "mal entendida", a sra se expressou mal, o que é bem diferente. O erro nao partiu de seus ouvintes e sim da sra, ao mencionar um assunto tão delicado em lugar tão desapropriado.
Sinceramente, não a julgo ou desqualifico, na minha visão a perversidade e cretinice veio do apresentador. Foi da boca dele que saíram os maiores erros e atrocidades. Começando no momento em que ele, do auge de sua prepotencia colocou a pergunta de: "se a mãe sabe que o filho tem essa DOENÇA....". Nesse momento ele provou a quem sabe o minimo sobre o assunto que ele mesmo não tem idéia sequer do que signifique a palavra síndrome, o que o desqualificaria de querer debater sobre.
Mas ele está no papel dele. Um homem que passa horas na frente das cameras, enchendo seus telespectadores de bobagens, concorrendo em audiencia de pobres coitados que não sabem se decidir se preferem assistir famosos dançando ou pobres ganhando casas. Quem se digna a levantar debates sobre assuntos tão serios de maneira tão leviana, não merece sequer meu respeito.
Mas ele é blindado. Não se encontra no facebook, nem seu email. Ele sequer se retratará. O máximo que se conseguirá sobre isso é uma nota da rede de televisão informando que ele lamenta o ocorrido.

Mas a sra, como profissional da área e conhecedora de tanta dificuldade deveria ter sido a primeira a dizer: não é nada disso. Deveria ter tido a coragem de responder a primeira pergunta dele sobre o caso informando-o de que assuntos assim não têm como ser resumido. Não há como falar rapidamente sobre autismo, sobre asperger e sequer sobre psicopatia.
Mas a impressão que deu é que, por ego, por fama, a sra se prontificou a faze-lo e vimos no que deu.
E a senhora não tem proteção. A sra está exposta com a cara a bater. E, como já dizia a minha avó: quem fala o que quer, ouve o que não quer.

Psicologia não se trata em programa dominical com tempo resumido. Psicologia não se trata com tanto desrespeito como a sra fez. Isso se chama ego. Psicologia se coloca em programas sérios e não divide espaço com "videocacetadas".
Só para a sra ter uma dimensão do estrago que causou, minha vizinha, uma senhorinha de mais de 70 anos que há meses tento explicar para ela porque meu filho é tão quieto, porque meu filho brinca sozinho, hoje de manhã me sorriu sem graça no portão, quase que com medo e disse: vc viu o Faustão? Falaram da doença do seu filho. Ainda bem que ele não é muito nervoso né?
Até pensei em explicar a ela a situação, o erro que foi cometido pela sra e pelo apresentador, mas decidi me calar. me reservei num sorriso pequeno e respondi: nao vi o Faustão não.
Provavelmente ela deve estar morrendo de medo que meu filho saia a qualquer momento com armas e mate todo o condominio.

E isso vai se espalhar. E as vizinhas vão comentar. E os olhares que antes eram de pena vão se tornar de medo.
Ela não tem acesso ao Facebook, e sequer sabe o que é um post. O estrago que a sra fez não foi em mim, foi na vida de meu filho. E ele tem apenas 11 anos e não sabe sequer se defender de pessoas como vcs.
Como disse no inicio, não estou te atacando, estou sim te apontando o dedo e dizendo: errou, pelo menos assuma. Discursos de incompreendida não vão sanar seus erros.
Procure a emissora, o apresentador e lhes informe que o estrago é bem maior, pois nem essa consciencia vcs tem. Assumam e se retratem. Não a mim, e sim a milhares de pessoas leigas e desinformadas que tomaram como verdades as palavras impensadas de vcs.
Se puder encaminhar esta mensagem ao apresentador, sr. Fausto Silva, te agradeço. Que ele saiba que abaixo de seu pedestal existem pessoas e que quando ele fala ele pode estar distraindo umas pessoas e apontando uma arma na cabeça de outras.
Assim como o assassino tão criticado no mundo, vcs tb apontaram armas inconsequencias para crianças que não podem, e nem sabem se defender.

Atenciosamente,
Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário