segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Divã do Faustão: Confusão Geral!

E ontém explodiu mais uma bomba: mais desinformação e deserviço para um assunto que ninguém entende bem.

Tudo começou com o assasino de Conecticut. O irmão dele disse em entrevista que não o via desde 2010 e que parece que ele foi diagnosticado Arperger. Ah, tá, parece que foi.

Com a eterna magia do quem conta um conto aumenta um ponto, chegamos ao programa do sr. Fausto Silva.

Um programa que habitualmente mostra famosos competindo em danças, historia de vida de atores e videos de tombos e bobagens chamado videocassetada, possui um quadro chamado Divã do Faustão.


Nesse quadro ele convida um ator/atriz e uma psicologa e eles debatem assuntos muito relevantes: traição, dívida de amigos e por aí vai. Sim, muito relevante para quem quer ter uma vida melhor! Tem até pergunta do público das ruas! Ah tá.


E, neste domingo, dia 16/12, o assunto era Traição com a presença da atriz Totia Meirelles e a psicóloga Betty Monteiro.

E como diria meu pequeno: você deve estar pensando o que tem a ver o assassino dos EUA, a síndrome de Asperger e o debate sobre traição, né? Pois é, teóricamente não deveria ter relação alguma. Mas tristemente e de forma muito leviana, tudo isso foi misturado em um palco, em pleno domingo na rede Globo.

Não é preciso contar que foi desastroso, certo? Pois foi pior.


Se você juntar a tudo isso, um apresentador que sabe tudo e fala demais, seria cômico se não fosse trágico.


Queria passar detalhado, por isso me dei ao trabalho de reproduzir a conversa, palavra por palavra. Até pq não demora muito para tirarem o video do ar, afinal o que nao é visto, não é lembrado.

Segue então a conversa muito explicativa sobre Asperger... ou sobre Psicopatia? Hummm agora me pegou... do que é que eles falavam mesmo????

O quadro começa com a apresentação cheia de orgulho de mais um "monstro sagrado" da psicóloga e ela faz a entrada triunfante. E, muito antenado com atualidades, o apresentador solta de cara a pergunta sobre o assassino:

(Fausto): Que tipo de providencia... como é que a pessoa descobre... por exemplo, o que é um psicopata?
(Betty): Faustão, eu vou colocar de uma forma bem resumida... 
Ou seja, vem bomba: como se coloca um assunto desse de forma resumida????? claro que não deu certo. Mas ela seguiu, ela tentou. Fez uma explicação sobre o que ela sabe de psicopatas cheia de caras e bocas, entonações de voz e dramatização. E depois de levantar algumas hipóteses sobre o assassino ser ou não psicopata, sentir ou não culpa ela completa:
(Betty): É difícil a gente a gente, com poucos dados ainda, concluir isso (se ele é ou não psicopata), né?... Mas, pelo que eu li, ele era um Asperger.
(Fausto): O que que é isso?
(Betty): É assim, o Asperger, ele é um tipo de autismo. Não é aquele autismo tradiconal que a pessoa não faz o contato e as vezes não consegue aprender... não o Asperger, ele faz contato e as vezes ele é considerado uma pessoa inteligente.
(Fausto): Então, mas nesse caso, a mãe dele, tendo essa consciencia, não deveria ter arma em casa ou permitido que a arma fosse comprada! Ou nesse caso, será que a propria mãe não tenta enxergar a limitação, a doença do filho, no caso a mãe e o pai?
(Betty): Olha Faustão...
(Fausto): Pode acontecer isso?
(Betty): Pode, pode.... Tanto que a gente fala: tem mãe que é cega, né? Você vê o proprio caso da Richtofen: a mãe era psiquiatra, e é difícil.... 
Nesse momento ela é mais uma vez interrompida por sr. fausto Silva, aquele que sabe muito, sobre tudo, explicando quem é Susane Richtofen. Mas ela continua (sim! eles continuam!)
(Betty): É muito difícil, principalmente quando a mãe e o pai estão envolvidos afetivamente.... então fala: não meu filho não tem nada, eu era assim também.
(Fauto): Então conclusão:  não tem jeito isso, ou seja, agora, não tem por exemplo, qualquer dessas pessoas, cerca de 500 pessoas, quem tá em casa, descobrir ou perceber que uma pessoa precisa de cuidados. Ao mesmo tempo, em uma sociedade com a americana em que é praticamente livre, basta o cara ter documento, lá você tem liberdade pra tudo, você vai assumir depois, num caso desse não tem o que assumir?
(Betty): Não, é complicado, porque dá para a gente detectar algumas características né? Por exemplo, no trabalho, aquele que está sempre puxando o tapete dos outros.... fui eu que fiz isso, aquele que quer todos os meritos pra si...
(Fausto): Isso não é insegurança?
(Betty): Não, nem sempre, nem sempre, aquele que puxa o tapete, e arma e arquiteta planos pra detonar o outro...
(Fausto): Qualquer meio justifica pro fim que ele quer atingir?
(Betty): Sim, sim... homens, namorados que enganam namoradas e não sentem culpa, não pedem perdão, porque estão sempre manipulando tem algumas pistas... criança principalmente! Uma criança que não sorri, um bebê que não sorri... Faustão, não é legal. Um bebê que não brinca, um bebê que chora muito... uma criança perversa, daquelas que joga o gato na água quente, isso, pode ser sinal de psicopatia, sim.... e acha que tá ótimo, corta o gato pra ver como é que é... e prepara armadilhas para os amigos, bota o dedo na tomada, manda o amigo enfiar o dedo na tomada... essas crianças malvadinhas...
(Todo o discurso recheado de caras e bocas e gestos e entonações)
(Fausto): Isso tudo é pistas que pai, mãe, tia, tio, professor, tem que ficar ligado?
(Betty): tem que ficar atento! aquela criancinha perversa, agressiva e muito inteligente, que articula as coisas e que acha que nao fez nada errado? Tem que ficar preocupado, tem que investigar... pode não ser nada, pode ser só uma criança..... hahahahah
(Fausto): É complicado essa coisa heim Totia?
(Ah sim, pq durante esse tempo todo a pobre Totia Meirelles estava que nem um dois de paus no palco, ouvindo e muda, calada.... E ela conta que trabalhou numa novela da Gloria Perez, caminho das Indias que tinha psicopatas e que é muuuuito complicado).
Nesse momento para alivio geral, ele finaliza o assunto sobre a "tragedia que infelizmente aconteceu de novo nos EUA e inicia o seu divã. Foram 5 minutos e 46 segundo sobre o Assassino Asperger Psicopata.

Como pode perceber, ela não separou os assuntos. Ela iniciou dizendo que não tinha como concluir se o assassino era psicopata, mas que sabia que ele era Asperger. E é claro para mim, que toda a descrição, recheada de caras e bocas foi sobre o que ela acha que pode ser um psicopata (como ela mesma disse, pode não ser nada disso!) mas ela não explica.

Eu sei disso, pq li, pesquisei, mergulhei no mundo de asperger. Busquei informação de todos os lados, cavei, chorei, descobri, entendi e aceitei tudo que meu filho é ou não capaz de fazer. E, na teoria, sei ate onde ele pode ir, e na prática sei onde ele não iria.
Eu sei que eles foram infelizes, confusos e só falaram besteiras ali, mas... será que todos sabem? Será que a mãe de um amigo de autista ou asperger sabe tb? Será que aquela diretora de escola que é restrita a inclusão entendeu que eram duas pessoas falando bobagens e querendo audiencia?
Será que a vizinha de um asperger entendeu tb ou ficou com medo de morrer em um massacre com a criança da casa ao lado?

Pois é, nem eles sabiam do que estavam falando. O sr, fausto Silva se refere a "isso" como uma doença sem ter a mínima noção de que síndrome não é doença. E a senhora não se deu ao trabalho de corrigi-lo, pelo contrario, concordou e completou: tem mãe que é cega. Oi? De que planeta esses seres viventes vieram? Cadê a nave?


Indignação é pouco, muito pouco. Duas pessoas irresponsáveis, tratando com leviandade um assunto tão sério. Resumindo algo que precisava ser detalhado. Fazendo caras e bocas, dramatizando com tons de voz e olhares, com ares de superioridade.


Triste. Chega a ser criminoso. Claro que a pagina no facebook da psicóloga recebeu ofensas e reclamações a noite toda. Algumas chegaram a ser agressivas, outras apenas ofensivas e algumas indignadas.

Claro que o meu comentario está lá. Não sou de ofender, apenas de dizer o que penso.

Quanto a Emissora e ao apresentador, provavelmente que nem se deram ao trabalho de saber o que está acontecendo. Pois para isso, eles precisariam se importar, e disso, eu duvido muito.


Link do Video: http://tvg.globo.com/programas/domingao-do-faustao/O-Programa/noticia/2012/12/totia-meirelles-participa-do-diva-do-faustao-no-palco-do-domingao.html

5 comentários:

  1. Eu também fiquei indignado. Vou compartilhar na minha página no facebook!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nicolla! Seja bem vindo e fique a vontade para compartilhar e comentar. A "casa" (e a luta!) é nossa.
    Abs, Gabriela

    ResponderExcluir
  3. oi amiga azul, nossa quanta falta de respeito de uma profissional. vou compartilhar no meu blog e na minha pag. do face

    ResponderExcluir
  4. Gabriela, a amiga Adriana Monteiro esta fazendo uma petição p/ que o Faustão e a Sra Betty Monteiro se retratem, mas a globo so o fará se tiver mais de 7 mil assinaturas vamos nos movimentar assine e repasse a outros o link http://www.avaaz.org/po/petition/Que_o_Faustao_e_Elizabeth_Monteiro_se_retratem_frente_aos_pais_de_autistas_confundidoos_com_psicopatas/?cDQXMdb

    ResponderExcluir
  5. Olá Fatima, obrigada pelas mensagens e pelo carinho. Fique a vontade para compartilhar e comentar sempre!
    Já assinei a petição e espero que consigam todas as assinaturas!
    Vou reproduzir a sua mensagem no blog tb para divulgá-la.
    Abs, Gabriela

    ResponderExcluir